quarta-feira, 4 de julho de 2012

CURIOSIDADES SOBRE AS ESTRELAS



10) Toda as estrelas que você enxerga no céu à noite são maiores e mais fortes que o nosso sol.
9) Você não consegue enxergar milhões de estrelas em uma noite de céu limpo.
Apesar do que ouvimos por aí não existem milhões de estrelas visíveis. Não tem o suficiente perto do nosso planeta. Em uma noite especialmente bonita com o céu limpo é possível ver entre 2 mil e 5 mil estrelas de uma vez. Da próxima vez que alguém disser que viu um milhão de estrelas no céu, deixe de ser amigo dele… ele é um mentiroso!

8 ) Vermelho quer dizer calor e azul, frio… Não!
Estamos acostumados a relacionar a cor vermelha para algo quente e a cor azul para algo mais frio. Até que faz sentido, já que um vulcão explodindo tá cheio de tons avermelhados e o Ártico cheio de azul. Massss na verdade objetos aquecidos trocam de cor a medida que a temperatura aumenta. O vermelho é a cor que aparece na temperatura mais baixa em que um objeto aquecido pode ser visto, a medida que esquenta mais a cor muda para branco e depois azul intenso. Portanto as estrelas que brilham na cor vermelha são as menos quentes e as azuis as mais aquecidas. Como você irá usar esta informação a partir de agora?? Não faço a menor idéia.
7) As estrelas são um corpo negro.
Na física, um corpo negro é um corpo que absorve toda a radiação que nele incide: nenhuma luz o atravessa nem é refletida.
6) Não existem estrelas verdes.
Apesar de as estrelas parecerem brilhar com luz verde, nenhuma delas tem esta cor. É uma ilusão de ótica causada pelos telescópios. As cores que vemos, na verdade só podem ser: Vermelho, laranja, amarelo, branco e azul.
5) O sol é uma estrela verde.
Ahhh… você tá de sacanagem, acabou de falar que não tem estrelas verdes! Pois bem, a cor do sol é um azul esverdeado. Mas isso não interessa, já que para o nosso olho ele aparece branco ou em um tom amarelado.
4) O sol é uma estrela anã.
Estamos acostumados a achar que o sol é uma estrela normal, ou até gigante. Mas é um anãozinho… Além do tamanho tem a idade. É assim que tecnicamente o sol é chamado, já que só existe estrela anã, gigante ou supergigante. As gigantes e supergigantes morrem mais cedo, durando só 10 ou 50 milhões de anos, por causa de sua massa excessiva. Mas não fique triste sol… a maior parte das estrelas são Anãs.
3) Estrelas não cintilam
As estrelas não cintilam, isso é um efeito da nossa atmosfera turbulenta. Até a luz passar pelas várias camadas da atmosfera ela é refletida mudando até a cor e a intensidade do brilho.
2) É possível ver 32 quatrilhões de kilômetros
Sua vista alcança, em uma noite de céu limpo, até 32,000,000,000,000,000 de kilômetros fácil! Essa é a distância aproximada da estrela Deneb, que aparece pelo inverno e primavera.
1) Buracos Negros não “aspiram”
A gente está acostumado a ver nos filmes os buracos negros aspirando tudo que vêem pela frente… Tem gente até que pensa que aquele mini-buraco negro, construído na Europa chamado de LHC – Large Hadron Collider – poderia aspirar tudo a sua volta e inclusive o próprio planeta. O negócio é que dentro dele o campo gravitacional é muito forte, ou seja… se você cair num desses você irá provavelmente ser engolido, mas não aspirado. Sacou a diferença?

"hummmm....Aqui também é cultura.." =]

Nenhum comentário:

Postar um comentário